quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Destruindo 10 mentiras que te contam e que te alienam

Por Fernando Castilho





Assim é que as mentiras ou as induções de pensamento agora são publicadas em manchetes garrafais nos jornais que ficam expostos nas bancas. Sabem que as pessoas que por ali passarão as lerão mesmo sem querer e já farão uma ideia e um juízo de um texto que jamais lerão.

O Brasil se tornou um país de milhões de alienados.

Pesquisa recente confirmou que 64% da população brasileira não acredita no que a mídia lhe informa.

O motivo são as manipulações, as meias-verdades, o conteúdo selecionado e até mesmo as mentiras que mais tarde não são desmentidas.

Sendo assim, é lógico que o brasileiro cada vez menos consome informação verdadeira.

As redes sociais deveriam se tornar um contra-ponto a este estado de coisas. Em certa partida, até são, com os diversos blogs de jornalistas sérios que checam as informações antes de tecer seus comentários.

Mas a grande verdade é que os mal-intencionados de plantão se aproveitam dessa fragilidade das pessoas e divulgam mentiras descabidas e boatos sem nenhum fundamento, alguns até mesmo bizarros, que serão compartilhados à exaustão e acabarão por se tornar ''verdades''.

A grande mídia, sabedora de que as pessoas já não querem mais ler, preferindo continuar em seu ''seguro'' mundo cor-de-rosa, apelam para mensagens quase subliminares.

Assim é que as mentiras ou as induções de pensamento agora são publicadas em manchetes garrafais nos jornais que ficam expostos nas bancas. Sabem que as pessoas que por ali passarão as lerão mesmo sem querer e já farão uma ideia e um juízo de um texto que jamais lerão.

O mesmo acontece com os tele-jornais, mormente o Jornal Nacional da Rede Globo. O programa é transmitido entre duas novelas. Neste intervalo as pessoas estão entregues a afazeres domésticos, mas a mensagem de seus locutores têm ótima dicção, são claras e até carregadas de certa emoção teatral, sendo impossível que os ouvidos não as captem mesmo sem querer.

Por isso, tomei a liberdade de juntar alguns fatos consagrados como ''verdades'' e destruí-los, à luz de simples pesquisas que as pessoas, por seu estado de torpor e de alienação, não se dispõem a fazer.

1 – JOSÉ DIRCEU FOI CONDENADO NO MENSALÃO POR SER O CHEFE DA QUADRILHA QUE ASSALTOU O BRASIL!
Fato: Nada ficou provado contra Zé Dirceu. Ele foi condenado com base num instrumento criado na 2ª Grande Guerra para poder punir os comandantes militares nazistas que, de outra forma não poderiam ser condenados pois eles mesmos, por suas próprias mãos, não teriam cometido crimes de guerra. O Domínio do Fato pune alguém que, por sua posição de comando, teria necessariamente que ter conhecimento de crimes praticados.
Zé Dirceu era o sucessor lógico de Lula para a disputa da presidência em 2010 e portanto teria que ser condenado para que ficasse inelegível. Lula não teria outro nome a lançar, o que o obrigou a investir seu prestígio na candidatura de Dilma Rousseff, até então uma quase que desconhecida.

2 – A OPERAÇÃO LAVA JATO PRENDEU O TESOUREIRO DO PT, JOÃO VACCARI NETO POR RECEBER PROPINAS PARA O PARTIDO!
Fato: Vaccari foi condenado por receber doações de empreiteiras para as campanhas do PT. Essas doações foram devidamente registradas.
É impossível distinguir dinheiro advindo de propina com dinheiro legal, uma vez que ele não é marcado. Os outros partidos também receberam doações, sendo que o PSDB recebeu um montante ainda maior que o PT. O tesoureiro do PSDB jamais foi incomodado.

3 – DILMA ROUSSEFF FOI AFASTADA DO GOVERNO POR CRIME DE RESPONSABILIDADE PREVISTO NA CONSTITUIÇÃO!
Fato: Embora os crimes de responsabilidade estejam realmente previstos na Constituição e possam efetivamente serem motivo de impeachment do mandatário da Nação, foi provado que tais crimes chamados de pedaladas fiscais não aconteceram. O Ministério Público Federal já inocentou Dilma quanto a isto.
Porém, no Senado a presidenta agora responde a algo intitulado como ''conjunto da obra'', uma tese totalmente abstrata e subjetiva para tentar impedi-la de voltar.
Agora sabemos, através dos áudios vazados do senador Romero Jucá, principalmente, que o real motivo de pedido de impeachment da presidenta é o fato de que a Lava Jato estaria chegando no PSDB, PMDB e DEM. É preciso afastá-la definitivamente o mais rápido possível pois só assim, com Temer à frente do governo a operação será desmantelada.

4 – O JUIZ MORO QUER PRENDER LULA PORQUE ELE É CRIMINOSO!
Fato: Moro quer prender Lula mesmo que não haja crimes. O tríplex no Guarujá e o sítio em Atibaia não são de propriedade do ex-presidente e mesmo que fossem, possuir propriedades em valores coerentes com suas possibilidades não é crime.
A verdade é que Lula lidera todas as pesquisas de intenção de votos para a presidência em 2018 com cerca de 10 pontos percentuais em relação ao segundo colocado em todos os cenários possíveis. E a burguesia que manda no país não pode correr o risco de ficar mais 8 anos afastada do poder.

5 – A JUSTIÇA BRASILEIRA É CEGA E PRENDERÁ TODOS OS CORRUPTOS PELA OPERAÇÃO LAVA JATO, QUE COMO O PRÓPRIO NOME DIZ, LAVARÁ TODA INIQUIDADE DA NAÇÃO, DOA A QUEM DOER!
Fato: A Operação Lava Jato, desde o começo só tinha a intenção de direcionar seu jato contra os políticos ligados ao PT. Mais ninguém.
As pessoas ficaram extasiadas ao ver que o juiz Moro prendeu executivos da Petrobras, um doleiro criminoso e poderosos de empreiteiras que praticaram corrupção na empresa, mas a verdade é que, com as delações premiadas, um a um eles estão sendo soltos e vivendo felizes em suas mansões que construíram com dinheiro público.

6 – O STF É GUARDIÃO DA CONSTITUIÇÃO E A DEFENDERÁ A QUALQUER CUSTO!
Fato: o STF, se fosse realmente guardião da Constituição já teria reconduzido a presidenta ao seu cargo, uma vez que não há crimes contra ela.
O Supremo já deveria ter afastado o juiz Moro do comando da Lava Jato pela sua parcialidade. Um homem que conduz Lula coercitivamente sem acusação nenhuma, sem riscos para a sociedade e sem intenções de fuga, ao mesmo tempo em que não consegue localizar a esposa de Eduardo Cunha que já está há dois meses aguardando sua intimação, já deveria ter sido afastado do caso.

7 – O JUIZ MORO É A GRANDE ESPERANÇA DE SE LIMPAR O BRASIL!
Fato: Como já expliquei acima, Moro é parcial mas não é só isso.
Não se pode admitir um juiz que investiga, acusa e condena. Moro não é juiz, é inquisidor.
Além disso, o juiz já afirmou que lança mão, sem nenhum problema ético, de provas obtidas por meios ilegais, o que é uma ilegalidade.

8 – DILMA ACABOU COM O BRASIL E O VICE MICHEL TEMER ESTÁ EMPENHADO EM RECUPERAR O PAÍS!
Fato: Dilma não acabou com o país. As reservas são de 300 trilhões de reais (no governo FHC elas eram 10% disso), a inflação era muito mais baixa que no tempo de FHC e a credibilidade dos investidores estrangeiros, apesar de termos algumas notas rebaixadas, continuava alta.
O que Temer está fazendo é um verdadeiro desmonte das conquistas sociais de Lula e Dilma, um verdadeiro atentado contra a população mais sofrida do país aos trabalhadores.
Acabar com o SUS e criar planos populares de saúde atende aos planos de saúde que financiaram a campanha do ministro da saúde.
Acabar com o Ciência sem Fronteiras, o Fies e outras conquistas importantes na área da Educação faz parte do plano de privatizar todo o ensino público.
Acabar com o Minha Casa Minha Vida elimina qualquer possibilidade de que o pobre venha a conseguir atingir seu sonho de ter uma casa própria.
Acabar com o Bolsa Família criará uma legião de esfomeados que, sem ter outro recursos à sobrevivência, se retirará para as cidades e inchará ainda mais as favelas e áreas de risco.
Acabar com 13° salário e férias é um tiro no trabalhador assalariado.
Aumentar a idade mínima de aposentadoria para 70 anos destrói o sonho de quem está prestes a se aposentar e gozar o pouco que lhe resta de vida.
E tudo isso, sem passar pelo crivo da população, o que daria legitimidade às propostas.

9 - VIVEMOS EM UMA DEMOCRACIA!
Fato: Ela acabou com o golpe dado em Dilma, legitimamente eleita e ilegitimamente afastada.
Além disso, o presidente interino vem adotando medidas somente utilizadas nos tempos da ditadura, tentando, por exemplo, calar a voz daqueles que protestam contra ele. 

10 – A PETROBRAS ESTÁ FALIDA! VAMOS VENDER RÁPIDO!
Fato: A Petrobras nunca esteve falida. A empresa vem batendo recordes em cima de recordes e é exatamente por isso que o governo interino quer privatizá-la. Não tem nenhum compromisso com o país.

BÔNUS
11 - LULINHA É DONO DA FRIBOI!
Ah, aí já é demais. Nem vou perder mais meu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário