sábado, 18 de julho de 2015

Um pronunciamento em cadeia nacional

Por Fernando Castilho
Cartoon por http://pataxocartoons.blogspot.jp/


Pataxó Cartoons


Como classificar Eduardo Cunha?

O homem se enquadra em quase todas as categorias mais baixas e desprezíveis do ser humano.

Tivesse ele nascido durante o Império Romano, teria sido imperador e, com o apoio dos deuses, se antecipado a Nero no incêndio de Roma.

Tivesse Cunha nascido na Alemanha dos anos 20, através de golpe assumiria o lugar de Hitler.

Tivesse seguido a carreira militar, seria um general da ditadura, talvez mais cruel que os outros que governaram o país.

Tivesse ainda assumido a Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro, em 1999, teria sido demitido 6 meses depois por fraudes em licitações. Êpa! Isso não é suposição! Aconteceu!

Cunha é assim. Onde entra, começa como uma bactéria a se espalhar e a estender seus tentáculos para ganhar mais e mais poder e riqueza.

Para ganhar o apoio de parcela significativa da população, diz-se evangélico. Seja ele adorador do diabo, como seus atos fazem supor, ou não.

Eduardo Cunha foi à televisão fazer um pronunciamento de 5 milhões, digo, minutos, em que a pontuação (o ponto, sabe?) apareceu só no final quando disse boa noite. O resto do tempo uma inquietante e persistente vírgula não o abandonou. Foram parágrafos intermináveis...E não piscou uma vez sequer.Também não levou a mão à boca, seu mais característico gesto. Fez-me lembrar Darth Vader, embora sua oratória fosse quase franciscana. Impossível não se lembrar também da cobrinha do Mogli. Estava ali o mal em pessoa.

O conteúdo foi farsesco. Segundo ele, tudo, mas tudo mesmo o que foi votado sob sua gestão foi no interesse do povo brasileiro, até mesmo a terceirização.

As pessoas não perdoaram. Em muitos lugares saíram às ruas, bateram panelas e fizeram muito barulho. A hashtag #‎CunhaNaCadeia‬ passou a liderar no Brasil e no mundo!

Com certeza é fato gravíssimo sua delação pelo empresário Júlio Camargo em que afirma que o deputado exigiu 5 milhões de dólares (cerca de 16 milhões de reais) em propina. Isso será discutido mais ao final.

Porém, no entender deste que escreve, mais grave não foi isso. Mais grave foi receber propinas incomensuráveis da Rede Globo e de operadores de internet e telefonia para impedir que o projeto do Marco Civil da Internet fosse aprovado.

Mais grave que isso foi Cunha receber altíssimo valor em propinas de empresas de terceirização para votar a terceirização plena que retira direitos e salários dos trabalhadores, o que prejudicará quase que a totalidade das famílias no Brasil.

Mais grave ainda foi receber propinas de valor inimaginável para passar o projeto que perdoava as dívidas de 2 bilhões de reais dos planos de saúde que querem a todo custo acabar com o SUS e vender saúde bem caro para a população.

A Reforma Política na qual Cunha se empenhou sobremaneira, mantém as doações empresariais para campanhas políticas, principais causadoras da corrupção no país.

Ah, e a redução da maioridade? Como bom cristão, Cunha se preocupou com o destino dos jovens do Brasil, permitindo que eles, já a partir de 16 anos possam beber, comprar cigarros, dirigir e serem presos, ingressando na grande escola do crime que são nossas prisões. Tudo para botar mais gente nos presídios superlotados, o que implicará na necessidade de terceirizar os presídios. Problema-reação-solução, já ouviu falar? Coisa de profissa.

Mas voltando à delação de Júlio Camargo, este blogueiro, em atitude republicana tão em voga no momento (não, Dilma?), aguardará as provas para depois acusar o deputado. Ele já tem muita coisa concreta a condená-lo.

Há que se manter um mínimo de coerência, pois quando os delatores premiados começaram a citar nomes divulgados seletivamente, o blogueiro insistiu em que delações de bandidos não tem qualidade nenhuma se não acompanhadas de provas.

Isso vale também para seres inqualificáveis como o deputado.

Porém, há que se destacar a reação de Cunha.

O homem diz que está rompendo com o governo. Antes ele não estava? Agora vai colocar em votação, só para retaliar o governo, todos os projetos que prejudicam o povo brasileiro? É vingança que ele quer? Vingança contra o país que não lhe deu a educação que precisava e que acabou por distorcer-lhe o caráter?

Outra coisa: ele rompe com governo porque acha que Dilma está manobrando a Procuradoria e o juiz Moro? Como assim? Todos sabemos que Moro e a Operação Lava Jato só tem um fim, o impeachment da presidenta. Se Dilma fosse interferir na operação, ninguém a estaria acusando todos os dias na mídia.


Mas, 5 milhões de dólares, hein?

Bônus:


Tu, pessoa nefasta
Vê se afasta teu mal
Teu astral que se arrasta tão baixo no chão
Tu, pessoa nefasta
Tens a aura da besta
Essa alma bissexta, essa cara de cão

Reza
Chama pelo teu guia
Ganha fé, sai a pé, vai até a Bahia
Cai aos pés do Senhor do Bonfim
Dobra
Teus joelhos cem vezes
Faz as pazes com os deuses
Carrega contigo uma figa de puro marfim
Pede
Que te façam propícia
Que retirem a cobiça, a preguiça, a malícia
A polícia de cima de ti
Basta
Ver-te em teu mundo interno
Pra sacar teu inferno
Teu inferno é aqui

Pessoa nefasta

Tu, pessoa nefasta
Gasta um dia da vida
Tratando a ferida do teu coração
Tu, pessoa nefasta
Faz o espírito obeso
Correr, perder peso, curar, ficar são

Solta
Com a alma no espaço
Vagarás, vagarás, te tornarás bagaço
Pedaço de tábua no mar
Dia
Após dia boiando
Acabarás perdendo a ansiedade, a saudade
A vontade de ser e de estar
Livre
Das dentadas do mundo
Já não terás, no fundo, desejo profundo
Por nada que não seja bom
Não mais
Que um pedaço de tábua
A boiar sobre as águas
Sem destino nenhum

Pessoa nefasta

Gilberto Gil





Nenhum comentário:

Postar um comentário