sábado, 15 de novembro de 2014

Prisões pra inglês ver

Por Fernando Castilho


Já estava relaxando após os resultados das eleições 2014.

Embora tenha gente que não aceita a vitória de Dilma Rousseff, indo às ruas para pedir seu impeachment, embora tenha patetas pedindo intervenção militar, embora Aécio Neves ainda esteja em clima pré eleitoral, achando que tem grandes chances de se eleger em terceiro turno, tudo parecia relativamente tranquilo.

Mas eis que, às vésperas (sempre às vésperas) da manifestação que irá às ruas novamente pedir impedimento da presidenta, organizada pelo Lobobão, a Polícia Federal resolve prender um ex-diretor da Petrobrás e executivos das 9 maiores empreiteiras do país, envolvidos na Operação Lava Jato.

Cumpre lembrar que a Lei nº. 12.846 que a presidente Dilma sancionou no final de 2013 e entrou em vigor em janeiro passado, agora permite responsabilizar não só o corrupto, mas também o corruptor, o que detém o maior poder financeiro entre os dois.

A mídia aproveita para fazer estardalhaço, divulgando que os políticos envolvidos são do PMDB, PP e PT, mas parece até que PT está em negrito, tamanho é o sugestionamento. Colunistas como Merval Pereira já se apressam em dizer que o governo chegou ao fim.

O juíz Sérgio Moro, responsável pelas ordens de prisão dos empresários, sem que haja provas ou acusações formais (como nos tempos da ditadura, o que nos faz perceber que o Judiciário está aparelhado pelo PSDB), justificou a atitude dizendo que a medida visa impedir que os acusados fujam do país. Ora, se fosse por isso, bastaria confiscar os passaportes de todos e fim de papo.

As prisões durarão no máximo 5 dias, são, para usar uma antiga expressão, para inglês ver, uma vez que os presos contam com poderosos escritórios de advocacia que certamente os livrarão rapidamente.

Além disso, esses homens são por demais importantes a todos os partidos para os quais vêm doando enormes quantias há décadas. Das 9 empreiteiras citadas, 6 são doadoras assíduas do PSDB.

Estejamos certos que Aécio Neves agora só aproveita a onda, mas logo em seguida se moverá para livrar os presos.

Sérgio Moro sabe disso, mas sua atitude se justifica na verdade pelo seu desejo de terceiro turno das eleições. O mesmo desejo de uma ala do Ministério Público e também da Polícia Federal que se manifestam contra Dilma e pró Aécio em grupos fechados no Facebook.

A mídia faz sua parte com o estardalhaço. Assim, certamente os zumbis manifestantes sairão babando de ódio por Dilma e o PT. Qualquer semelhança com o julgamento mediático do mensalão não será mera coincidência.

Mas quem na realidade está envolvido nessa Operação Lava Jato?
Certamente há políticos dos partidos citados, mas também há os do PSDB.
Já foi revelado que Sérgio Guerra, o falecido ex-presidente do PSDB, recebeu propina do ex-diretor da Petrobrás Paulo Roberto Costa para que ajudasse a esvaziar a CPI em 2009.

Junto com ele, mais um político tucano de alta plumagem, de Londrina, teria sido citado. Esse tucano seria o senador Álvaro Botox Dias.

Nos próximos dias e nas próximas semanas saberemos se as delações serão seletivas, atacando só o PT de Dilma, ou se vão resvalar em outros partidos também.

Além do fato de que tem mesmo que se investigar e prender culpados, há também com isso, um ganho à Democracia: mais do que nunca se justifica a necessidade da Reforma Política, dando fim ao financiamento empresarial de campanhas

De qualquer forma está se cumprindo o que Dilma Rousseff afirmou há alguns dias em entrevista: ''Não vai sobrar pedra sobre pedra''.

Parece que não, mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário