sábado, 1 de novembro de 2014

PSDB dá o primeiro passo rumo ao bolivarianismo

Por Fernando Castilho

Era um menino de 4 ou 5 anos. Seu nome era Luís. Luisinho, era como chamávamos o filho mais velho de um velho amigo.

Numa das ocasiões em que nos encontramos para um almoço de domingo, e para jogarmos conversa fora, Luisinho pegou uma bola e chamou-me para brincar com ele.
Ele mesmo estabeleceu as regras, aceitas por mim.

Após um chute fraquinho meu, o menino deixou a bola passar, e mesmo sem querer, pois ele era um garoto, marquei um gol.

Luisinho então, rápido como ele só, mudou a regra. O gol não valera, pois eu teria que ter chutado de antes de uma risca, uma espécie de rachadura que havia no piso. Ok, disse eu.

Era sua vez de chutar. Fiz de conta que não consegui defender, e o gol do Luisinho, para sua alegria, saiu.

Era então novamente minha vez de chutar. Coloquei a bola antes da risca que ele definiu, e chutei, também fraquinho. A bola passou por ele. O menino fez uma cara de muchocho mas logo se recuperou. O gol não valera pois eu só poderia chutar com a perna esquerda. Mudara novamente a regra. (continue a ler)


Dilma venceu as eleições de 2014 com uma votação considerada apertada, de cerca de 3,4 milhões de votos, equivalentes à população do Rio Grande do Norte e superiores à população do Uruguai.

Em meio ao mimimi que se seguiu, quando eleitores da direita, através das redes sociais, manifestaram todo o seu ódio, preconceito e racismo contra nortistas, nordestinos e pretos, que, segundo eles, seriam os responsáveis pela vitória de Dilma Rousseff, o PSDB vai ao Tribunal Superior Eleitoral, na base do ''olha, não somos nós que estamos duvidando da lisura das eleições, mas sabe como é, né, tem muita gente falando no facebook e no twitter, então, né? Sabe?''

Trata-se de um casuísmo, um factoide, apenas.

Se o deputado Carlos Sampaio, proponente da petição, não se chamasse Carlos, eu diria que ele é o Luisinho, agora já crescidinho.

O PSDB age de maneira dissimulada, usando as pessoas que, inadvertida ou advertidamente, tem compartilhado fakes nas redes sociais, que mostram resultados parciais de urnas já com votos de Dilma, antes mesmo de começarem as votações. Fakes que já foram desmentidos até pelo site e-farsas. Mas, todos sabemos, uma mentira contada mil vezes, para quem tem 2 neurônios, torna-se a mais absoluta verdade. Quem quer acreditar, que acredite.

Os tucanos jogam para a plateia, numa atitude irresponsável, que intranquiliza o país, num momento em que os ânimos deveriam se acalmar, dando lugar novamente à razão.

A mídia e a oposição tem acusado o governo Dilma de estar transformando o Brasil numa república bolivariana. Nada mais longe da verdade, uma vez que todas as concessões que este governo fez à classe média, aos banqueiros e aos ricos, para que pudesse ter a governabilidade necessária para tocar os programas sociais, por si só, já estabelecem uma distância enorme em relação ao governo de Maduro na Venezuela.

Além disso, tivesse o Brasil seguido a Revolução Bolivariana, já teríamos há algum tempo a taxação sobre as grandes riquezas, a Lei de Meios, a Reforma Agrária...

O que se percebe, então?

Carlos Sampaio, com aval de Aécio, repete o que fez Henrique Capriles, candidato derrotado ao governo da Venezuela, que contestou a lisura do processo eleitoral e pediu recontagem dos votos.

Apesar de ter exigido essa recontagem, Henrique Capriles deu ordens aos seus apoiadores para não participarem do processo de auditoria e prosseguiu a campanha contra Maduro, prometendo recorrer a instâncias internacionais. Dissimulado como Carlos Sampaio.

Será que é isso que o PSDB quer? Transformar o Brasil em uma República Bolivariana?

O blogueiro é favorável à recontagem dos votos, como ocorreu na Venezuela, legitimando o processo eleitoral.

Precisamos nós mesmos, da esquerda, tirar essa nuvem de diante de nossos olhos. Precisamos confiar no processo eleitoral como um todo.


Com a auditoria, poderia, talvez, ser revelado o por quê dos tucanos, meia hora antes da contagem final dos votos, já comemorarem a vitória, informados que foram por um vazamento do TSE. Dilma viraria o jogo nos trinta minutos finais, decepcionando Aécio.

Que se recontem os votos.

Latuff

Nenhum comentário:

Postar um comentário