segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Roseana Sarney, um ponto fora da curva?

Por Fernando Castilho


A revista Veja, panfleto semanal do PSDB, publicou matéria em que o ex-diretor da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, denunciou em delação premiada, uma lista com vários políticos da base aliada do governo Dilma Rousseff, como participantes de um amplo esquema de corrupção.

Folha de São Paulo

Talvez o nome mais emblemático da lista seja o da governadora do Maranhão, Roseana Sarney.

E isso chamou a atenção do blogueiro...


O pai de Roseana, José Sarney assumiu a presidência da República em abril de 1986, após o presidente eleito, Tancredo Neves, ter adoecido e falecido pouco antes de tomar posse do cargo.

Em seu governo, Sarney foi acusado de favorecimento político nas concessões públicas de emissoras de rádio e TV. No total, o ex-presidente distribuiu 1.028 concessões de emissoras de rádio (AM e FM) e de televisão (30,9% dos canais existentes na época).

Sarney ainda, em seu mandato, foi alvo de inúmeras acusações de corrupção, em todas obtendo favorecimentos . Foi no seu mandato como presidente, que conseguiu concessão para montar sua própria emissora de televisão, a Rede Mirante, repetidora da Rede Globo, que mais tarde se tornaria parte do Sistema Mirante de Comunicações, um império.

Mas após ter garantido sua fortuna, Sarney passou a atuar, ainda dentro do ramo da corrupção, principalmente em outra frente. A das negociatas e acordos políticos. Do tráfico de influência. Do toma lá da cá político e dos desvios milionários. Foi dessa forma que multiplicou sua fortuna pessoal, estimada hoje em mais de 250 milhões de reais. Alguém acredita que é só isso? Põe mais 1 bilhão nisso aí.

Os Sarney são conhecidos por serem ''donos'' do estado do Maranhão. Influentes por demais na política, sempre estiveram ligados ao poder.

O jornalista Palmério Dória mostrou muito bem quem eles são, em seu livro ''HONORÁVEIS BANDIDOS''.

A filha de José, Roseana, é dígna de seguir a dinastia iniciada pelo seu pai. Ela e seu marido, Jorge Murad são acusados de improbidade administrativa pelo sumiço de 44 milhões de reais da USIMAR, fábrica de autopeças, superfaturada, que seria implantada em São Luiz do Maranhão e financiada pela SUDAM, Superintendência da Amazônia. Eles não pensam pequeno.

Não se sabe o valor da suposta propina que caberia a cada político participante da lista que Veja creditou a Paulo Roberto Costa, porém, o blogueiro acredita que para ''molhar a mão'' de Roseana Sarney, o valor teria necessariamente que ser muito alto. Coisa de vários milhões. Os Sarney não são pés de chinelo, sabe?

Valeria a pena pagar alta quantia aos Sarney? Eles já não são aliados (argh) no governo Dilma Rousseff?

Que fique claro que este blog não defende a família Sarney. E não tem por quê, uma vez que se trata de um verdadeiro câncer na política, não só do Maranhão, como do Brasil.

Mas parece que Roseana Sarney é um ponto fora da curva nessa lista.

Notem que a lista incluiu mais um conhecido corrupto: o presidente do Senado, Renan Calheiros. Esse sim, adepto do estilo.

Procurou ainda incluir alguns ministros ou ex-ministros, dois petistas, e outros nomes de partidos aliados. Nenhum do PSDB ou do DEM.
O sentido é claro: dar ''credibilidade'' à lista.

Veja não se descuidou. Está lá também o nome de Eduardo Campos, para dar uma resvaladinha em Marina Silva, que é para ela não se assanhar.














Nenhum comentário:

Postar um comentário