terça-feira, 16 de setembro de 2014

Por que o voto em Dilma?

Fernando Castilho


Em maio último, a Folha de São Paulo publicou uma enquete intitulada: Qual seu perfil ideológico?

Em que pese que há somente 10 questões a serem respondidas, e que não conseguem definir com acuidade se a pessoa é de esquerda ou de direita, simplista demais, acaba sendo interessante pois posiciona definitivamente o jornal no espectro ideológico do país.
O blogueiro, na época, até publicou um texto sobre o assunto.

Hoje em dia, parte dos brasileiros que dizem que as diferenças entre direita e esquerda não mais existem neste ano de 2014, definem seu voto por Aécio Neves, do PSDB. Fica claro que o perfil ideológico destas pessoas é mesmo de direita, pois o candidato se preocupa mais em falar para as elites do que para o povo, não hesitando em, se eleito, adotar medidas impopulares para tentar agradar empresários e banqueiros.


De outra parte, brasileiros que negam a política e, portanto a democracia, e que até recentemente iriam votar em branco ou anular seu voto, definiram sua preferência por Marina Silva, esta também candidata de direita, embora tente disfarçar seu posicionamento. Basta ler seu programa de governo para ter claro seu lado. Muitos eleitores de Aécio, inclusive, acabaram de migrar para a ex-senadora.

Pois bem, a apenas 20 dias das eleições, o blog mostra que tem lado. Sempre foi de esquerda e sempre será. Nem poderia ser diferente. O Brasil só será um grande país no dia em que erradicar a miséria e der condições dignas de sobrevivência para seu povo. E só a esquerda se preocupa com isso. Simples assim.

Apesar de algumas discordâncias com relação ao governo de Dilma Rousseff, como por exemplo, a lentidão da reforma agrária, a lentidão na demarcação de terras indígenas, alianças com Sarney e Collor, etc., não há dúvida de que a presidenta avançou muito nos programas sociais, reduzindo muito as desigualdades, melhorou significativamente o atendimento médico nas regiões onde não havia profissionais, construiu casas populares, levou luz para muita gente, etc..

Frei Betto recentemente divulgou suas 13 razões para votar em Dilma para votar em Dilma, as quais elenco aqui, para comentar em seguida:

1. Apesar das mazelas e contradições do PT e do atual governo, votarei em Dilma para que se aprimorem as políticas sociais que, nos últimos 12 anos, tiraram da miséria 36 milhões de brasileiros.

2. Votarei para que o Brasil prossiga independente e soberano, livre das ingerências do FMI e do Banco Mundial, distante dos ditames da União Europeia e crítico às ações imperialistas dos EUA.

O blog acrescenta que votará em Dilma pelo sucesso dos Brics, que nos dará muito mais crescimento econômico, através da integração comercial com China, Rússia, Índia e África do Sul, e, ainda com a possível adesão da Alemanha.

3. Votarei pela integração latino-americana e caribenha; pelo solidário apoio aos governos de Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador e Uruguai; pela autonomia da CELAC e do Mercosul.

4. Votarei pelo respeito ao direito constitucional de greves e manifestações públicas, sem criminalização dos movimentos sociais e de seus líderes.

5. Votarei pela Política Nacional de Participação Social; pela manutenção de cotas em universidades; pelo Enem, o Pronatec e o ProUni; e pelo aumento do percentual do PIB aplicado em educação.

Diria aqui que além disso, há a exploração do pré sal que gerará 1,2 trilhões de reais, dos quais 75% serão destinados à educação e 25% à saúde.

6. Votarei a favor do Programa Mais Médicos que, graças à sua ação preventiva, fez decrescer a mortalidade infantil para 15,7 em cada 1.000 nascidos vivos.

7. Votarei pelo crédito facilitado e o reajuste anual do salário mínimo, de modo a ampliar o poder aquisitivo das famílias brasileiras, a ponto de viagens aéreas deixarem de ser um luxo das classes abastadas.

8. Votarei para que o trabalho escravo em fazendas do agronegócio seja severamente punido e tais propriedades confiscadas em prol da reforma agrária.

9. Votarei para que a Polícia Federal prossiga apartidária, efetuando prisões até mesmo de membros do governo, combatendo o narcotráfico, o contrabando e a atividade nefasta dos doleiros.

10. Votarei para que a inflação seja mantida sob controle e, no Brasil, o crescimento do IDH seja considerado mais importante que o do PIB. Se nosso PIB cresce pouco, nosso IDH é o segundo do mundo, atrás apenas dos EUA, se considerarmos o tamanho da população.

11. Votarei para que a nossa diplomacia permaneça independente, aliada às causas justas, sem tirar os sapatos nas alfândegas usamericanas e endossar o terrorismo bélico dos EUA, que dissemina lagrimas e sofrimentos em tantas regiões do planeta.

12. Votarei pela preservação do Marco Zero da internet, sem ingerência das gigantes de telecomunicações, interessadas em mercantilizar as redes sociais e manter controle sobre a comunicação digital.

13. Votarei, enfim, por um Brasil melhor, mesmo sabendo que o atual governo é contraditório e incapaz de promover reformas de estruturas e punir os responsáveis pelos crimes da ditadura militar. Porém, temo o retrocesso e, na atual conjuntura, não troco o conhecido pelo desconhecido.

O blogueiro deveria se conter e se abster de acrescentar mais dois ítens às razões de Frei Betto.

Humildemente,
14. Votarei para que o Brasil seja ainda durante a próxima gestão, a 6ª potência mundial. Somos hoje a 7ª potência mundial, estamos próximos de subir de posição. Sonho? Penso que não.

15. Votarei em Dilma para que a transparência no governo federal continue. Para que os corruptos continuem a ser investigados e punidos, o que não acontecia antes de 2003.

Desculpe, Frei Betto.

Toda força à Dilma Rousseff, que é quem realmente fará as mudanças necessárias para que o país cresça economicamente e com distribuição de renda.





Nenhum comentário:

Postar um comentário