terça-feira, 23 de setembro de 2014

Na falta de um escândalo, que se invente algum!

Por Fernando Castilho


Interrogatório Bom dia Brasil
Algumas coisas que todo mundo já sabe, alguns lugares comuns, mas não há como o blogueiro não ficar indignado com a reação (e este é mesmo o termo) da mídia brasileira, uma vez que a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, vem obtendo desempenho melhor nas pesquisas.

Dilma já havia passado por uma tentativa de massacre na entrevista do Jornal Nacional, onde não faltou dedo em riste da entrevistadora.

Agora, Dilma é interrogada pelo Bom dia Brasil, com direito a uma Míriam Leitão espumando de raiva, contestando tudo que a presidenta disse, não a deixando responder do jeito que ela queria, etc..

Esse pessoal entrou no Palácio da Alvorada, como uma horda de bárbaros, querendo tomar conta de tudo, porque acha realmente que faz parte de um poder maior que o de presidente do Brasil.


Aliás, não seguiu o protocolo que todo jornalista segue ao entrevistar um presidente, mesmo até que ele já não o seja, como é o caso de FHC, sempre tratado como Presidente. Preferiu chamar Dilma de candidata. Talvez haja quem não ache desrespeito, mas se a gente chama um médico de doutor, mesmo ele estando fora da clínica, no mínimo podemos dizer que foi deselegante.

Embora Chico Pinheiro tivesse iniciado a ''entrevista'' dizendo que estavam ali para ouvir as propostas da candidata, o que se seguiu foi realmente um interrogatório sobre as denúncias da Petrobrás, responsabilizando-a por tudo aquilo que a revista Veja publicou.

O desempenho de uma moça, outra poeta, foi mais uma atuação teatral, lembrando aquelas guerreiras de filmes de ação. Não sei o nome dela, nem procurarei saber, pois não será este blogueiro mais um a contribuir para o sucesso dessa moça.

Dilma teve um bom desempenho, respondendo a todas as questões, mas na opinião do blogueiro, ela acabou por fazer exatamente o jogo que seus algozes queriam. Eles querem que ela tente explicar tecnicamente as perguntas, pois imaginam que o povo que assiste não conseguirá entender. Respondesse ela mais politicamente, eles se veriam acuados. Lula faz isso muito bem.

Como se não bastasse, tendo havido um embate entre Míriam Leitão e a presidenta, acerca de desemprego entre os jovens, terminada a entrevista, a Globo fez uma edição onde, no final do vídeo, a moça afirma que Dilma realmente errou nos dados, e que Míriam tinha razão. Golpe baixo, pois não deu direito de resposta à presidenta. Deslealdade.

Fica absolutamente claro, e não só àqueles que já de há muito sabem, mas também aos neófitos em política, ou aos cidadãos menos habituados a esse jogo, que a mídia hoje é linha auxiliar clandestina do PSDB.

Clandestina, pois, ao contrário dos partidos nanicos de aluguel, ela não é registrada no TSE, agindo de forma ilegal.

Enquanto Dilma Rousseff tem 11 minutos diários em seu horário eleitoral gratuito, a mídia tem o dia inteiro.

Seja pelo Bom dia Brasil, seja pelo Jornal Nacional e Jornal da Globo;
Seja pela CBN, o dia todo;
Seja pela Folha de São Paulo e o UOL;
Seja pelo Estadão, e seja pela Veja, este autêntico franco atirador, escalado para fazer o serviço mais sujo, corrompendo, mentindo, caluniando.
Veja, o panfleto do PSDB

A denúncia da revista, feita há algumas semanas, divulgando uma lista de nomes, supostamente constantes de um requerimento de delação premiada do ex-funcionário da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, à que nem o Ministério da Justiça conseguiu ter acesso por estar guardada em cofre, em sigilo de justiça, vai render o máximo possível até 5 de outubro, data da eleição em primeiro turno.

Caso Dilma vença, será esquecida, já terá cumprido seu papel.
Caso a eleição vá para segundo turno, renderá mais alguns capítulos.

No UOL o colunista Josias de Souza, agora assumidamente em campanha, escreveu um texto onde, apesar de se ter claro que a presidenta não faz parte de nenhum esquema, afirma que ela faz teatro, e praticamente a condena. Só faltou estabelecer a pena.
Se isto que Josias afirmou não é campanha presidencial, não sei como seria mais explícito:
''Se Dilma fechasse as usinas de escândalos, haveria menos matéria-prima para investigações. Desde que a cúpula do PT foi enviada para a Papuda, a impunidade deixou de ser o maior mal. Ficou demonstrado que já é possível julgar, condenar e prender. O que atrapalha é a inclusão dos presidiários no rol dos herois do PT. E a ilimitada tolerância com o apadrinhamento de bandidos para postos de comando. ''

Josias de Souza em campanha pelo PSDB

Bem, a partir de hoje faltam 13 dias para as eleições, Dilma vem subindo, podendo levar já no primeiro turno (aposta do blogueiro), Marina vem caindo e Aécio, meio artificialmente, vem subindo, se aproximando da acreana.

A mídia vai assistir a isso passivamente? Claro que não. Seria ingenuidade imaginar tal coisa.

Podemos esperar alguma bomba nos próximos dias.
Afinal, na falta de escândalos, há que ser inventado algum.


Nenhum comentário:

Postar um comentário