sábado, 20 de setembro de 2014

Analisando pesquisas

Por Fernando Castilho

Charge por Pataxó pataxocartoons.blogspot.jp


Pataxó
Analisando a evolução dos candidatos pelo Vox Populi, não se percebe alteração alguma do quadro. Marina perdeu 1%, mas está dentro da margem de erro.

No caso do Ibope, não há dúvida de que a subida de Aécio Neves de 15% para 19% foi totalmente artificial. Dilma perdeu 3%, mas é improvável que 3% do eleitorado da presidenta tenham migrado para o tucano. Marina perdeu 1%. Aí sim, embora esteja dentro da margem de erro, dá para acreditar, visto que os programas de governo são parecidos. Às vezes, para algumas pessoas, é melhor votar na matriz do que ficar com a filial, que além de tudo, é inconstante...

O Datafolha, no caso de Aécio, fez uma média entre o Vox Populi e o Ibope: deu-lhe 17%.
Nada, mas nada mesmo, explica o crescimento do tucano, uma vez que ele só se enrolou nos debates, não apresenta programa de governo, e só aparece para criticar com dados errados ou mentiras, o governo federal. Dilma subiu 1%, mas pode estar dentro da margem de erro. Significativa foi a queda de Marina em 3%, votos que podem ter migrado para Aécio.

Outra coisa: Marina, como o senso comum deve indicar, deveria ter caído muito mais. Pelo número de recuos em seu plano de governo, pelo número de bobagens incompreensíveis que tem dito, e pelo sem número de contradições, na opinião do blogueiro, já deveria estar em empate técnico com o tucano. 

Se as pesquisas são confiáveis, aí já é outra história. O fato é que, sempre que acontecem eleições, os candidatos que não são da preferência da grande mídia, que contrata os institutos, à medida que o pleito se aproxima, surpreendem e chegam em condições de vencer, se não no primeiro turno, no segundo.

O último tracking PT, de 19 de setembro, dá Dilma 38, Marina 23, Aécio 17.
Embora também não se possa atestar a veracidade destes índices, sua metodologia ou imparcialidade, os números são por demais diferentes, exceção à Aécio.

E se a tese de que os institutos só se aproximam da verdade apenas a alguns dias das eleições, pode ser que este tracking seja mais confiável mesmo.
A ver.






Nenhum comentário:

Postar um comentário