sábado, 2 de agosto de 2014

Serra vem aí?

Por Fernando Castilho


Há algumas semanas atrás, a Folha de São Paulo publicou uma reportagem em que denunciava que o presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG) havia construído uma pista de aeroporto de cerca de 1000 m de extensão na fazenda de seu tio-avô, no município de Cláudio, Minas Gerais. A pista custou 13,9 milhões de reais, muito além do razoável. E não é de uso público, mas privado, pois seu tio-avô mantém consigo a chave do portão.

A notícia estourou como uma bomba.
A maioria dos blogs progressistas passou a especular que a Folha havia publicado uma denúncia leve só para que se mostrasse como imparcial na disputa eleitoral.

Mais, passaram a publicar que viria em seguida chumbo grosso contra a presidenta. A mídia só estaria preparando terreno para isso.


Especulou-se também quanto à autoria da denúncia. Seria José Serra, o preterido na disputa interna dos tucanos para escolha do candidato do partido à presidência?

De lá pra cá a Folha, ao contrário do que especulamos, vem alimentando a denúncia com mais detalhes e mais desdobramentos.

Agora mesmo escreve o editorial As pistas de Aécioonde acusa o presidenciável tucano de beneficiar a família com aeroporto em Minas Gerais quando era governador e diz que a questão não está "mais que esclarecida, como supôs o senador mineiro".
E a denúncia não é leve como supôs a blogosfera. É pesada e pode inviabilizar a candidatura do tucano. E já está desconstruindo o homem.

O que nos faz refletir sobre a atitude do jornal.
A Folha não quer Dilma em novo mandato. Até agora, praticamente não houve um dia sequer sem ''notícias'' ou especulações negativas sobre o andamento da economia.

Isto posto, o que acontece dentro da redação do jornalão? E o que se passa na cabeça de Otávio Frias, seu proprietário?

O magnata do jornal já percebeu que o senador não emplaca. Já há meses não consegue, mesmo com o esforço da mídia, sair de cerca de 20% das intenções de voto. Pior, o homem só tem falado bobagens, tanto em declarações de cabeça quente, quanto na sabatina realizada pela própria Folha junto a outros órgãos de imprensa.

Frias sabe que Aécio não tem projeto, não empolga as pessoas e se ganhar, fará uma gestão tão ruim, que em 2018, o povo pedirá a volta de Lula. E Lula poderá ficar até 2026! A mídia perde o sono com essa hipótese.

Todos sabemos da influência que José Serra exerce sobre o jornal. Disso não há a menor dúvida.
E todos sabemos que Serra queria mais uma oportunidade de disputar a presidência agora. Oportunidade que Aécio lhe tomou.

Analisemos. Se Dilma vencer, Serra só terá outra chance em 2018, e ao que tudo indica, justamente contra quem? Sim, o bicho-papão de votos, Lula.

O tucano não quer disputar com Lula. Ele sabe que dificilmente ganhará, haja visto o resultado das pesquisas que colocavam o petista na preferência do eleitorado, o que valeu até o movimento ''volta Lula''.

Serra, apesar de estar bem colocado nas pesquisas para o Senado, não se empolga. Não quer ser senador. Não há como ter visibilidade no senado.

A hora tem que ser agora.
Para este blogueiro, a coisa já pode estar sendo armada.
De acordo com a nova resolução sobre registro de candidatos pelo TSE, há as seguintes inovações: fixa prazo mínimo de 20 dias antes, (ou seja, até 15 de setembro) do pleito para substituição de candidatos em caso de renúncia ou inelegibilidade. O que antes não era possível, agora é. Basta que Aécio renuncie.

A primeira vista parece improvável ou mesmo impossível o senador tucano renunciar à sua candidatura. Porém, ainda há prazo para que a pressão aumente até se tornar insustentável.

Parece que o jornal O Estado de São Paulo também já começou a mirar em Aécio. Inclusive publicou uma entrevista na rua, em que mostra o senador visivelmente bêbado ou drogado. Em outros tempos, o jornal não publicaria a matéria.

A Globo, embora de forma muito leve, também abordou o caso no Jornal Nacional. Só o último bastião da direita jornalística não o fará: a Veja.

Para quem curte essas teorias da conspiração, pensem agora no nome do vice na chapa. Joaquim Barbosa? Será este o diferencial pra inverter a superioridade de Dilma?

Para comprovar se tudo isto não passa de especulações sem propósito, vamos aguardar os próximos desdobramentos.

Mas uma coisa acho que é certa: a eleição de Aécio Neves já está inviabilizada.







Nenhum comentário:

Postar um comentário