sábado, 30 de agosto de 2014

O genérico de Aécio Neves

Por Fernando Castilho

Charge: Pataxó charges e caricaturas - pataxocartoons.blogspot.jp


Todos que já visitaram este blog sabem que a orientação política deste blogueiro é e sempre foi de esquerda.

Isso pressupõe que o que é melhor para o Brasil, tem que ser o que é melhor para o seu povo mais sofrido, justamente aquele que mais precisa do Estado. As elites vivem bem.

O blogueiro apóia Dilma Rousseff por ser a alternativa que mais se aproxima dos ideiais de esquerda, que basicamente são a justiça social com distribuição de renda. 

Seu primeiro governo foi o ideal? Claro que não, mas interrompeu uma série nefasta do PSDB à frente do governo no Brasil. E as conquistas sociais não podem agora sofrer descontinuidade.


Sempre que é divulgada uma pesquisa eleitoral em que o candidato de nossa preferência vem tendo bom desempenho, aceitamo-la como correta. Porém, basta o candidato cair para que se desqualifique o instituto que a promoveu.
Esse não é o costume deste blogueiro.

Porém, desta vez não há como não inaugurar este estilo, tamanhas as discrepâncias e incongruências dos últimos levantamentos.
Vamos lá.

Instituto
Dilma
Aécio
Marina
Everaldo
José Maria
Mauro Iasi
Eduardo Jorge
Eymael
Levy Fidelix
Luciana Genro
Rui Pimenta
Brancos, nulos, não sabe, etc..
Datafolha 28/29 agosto
34
15
34
1
0
0
1
0
0
0
0
14
Ibope 23/25 agosto
34
19
29
1
0
0
0
0
0
1
0
15
Datafolha 14/15 agosto
36
20
21
3
1
0
1
0
0
0
0
17

No Datafolha de 14/15 de agosto, Dilma estava com 36% das intenções de voto. Com o ínício do horário eleitoral gratuito na TV e no rádio, esperava-se, já que ela dispõe do maior tempo, uma subida. Mas não foi o que aconteceu. Ela caiu 2 pontos. Estaria o programa ruim? Pelo contrário, o programa tem mostrado suas obras Brasil afora que a mídia tratou de esconder o tempo todo.

O que aconteceu com Aécio?
Do Datafolha de 14/15 para o Ibope de 23/25, ele praticamente manteve seu patamar. Foi pouco antes da divulgação dessa pesquisa, que o blogueiro publicou sua opinião de que o tucano deveria ter caído uns 5 pontos, e que era por isso que andava sumido. Portanto, nesse caso, não foi surpresa nenhuma vê-lo com 15 % no Datafolha de 28/29. Bingo! Leia o texto Quem vence as eleições?

Mas, e Marina?
5% em 5 dias?
Aí está algo que foge completamente aos prognósticos do blogueiro. Afinal, os 21% do Datafolha de 14/15 representavam mais a comoção pela perda de Eduardo Campos, do que qualquer coisa. E o índice poderia ficar por aí mesmo ou subir um pouquinho. Mas não muito. Não haveria motivo para isso. Ou haveria?

Bem, de quem Marina Silva tirou votos?
2% de Dilma, 5% de Aécio, 2% de Everaldo, 1% de José Maria, mas só 3% de brancos, nulos e indecisos!

Mas não se dizia que eram justamente os que iriam votar em branco ou anular o voto por não gostar do PT nem do PSDB, que migrariam em massa para Marina? Aqueles que marcharam nas ''jornadas de junho'', descontentes com a velha política?

Pois bem, quem é contra a política e acha que político é tudo farinha do mesmo saco, vai continuar com sua opinião, apareça quem aparecer, afinal, não é isso que eles verdadeiramente pensam. São despolitizados, só isso.

A maior parte, 5%, dos votos vem de Aécio! Surpresa?
Por que?
Os eleitores tucanos perceberam que após a mídia inflar Marina Silva, sua subida e a queda de Aécio seriam inexoráveis. A mídia não quer Dilma de jeito nenhum.

Contribuíram para isso a entrevista que Neca Setúbal, herdeira do Itaú e coordenadora de campanha de Marina, deu para a Folha de São Paulo, as matérias favoráveis à ex-senadora no mesmo jornal, e o editorial de O Globo afirmando que se Marina quisesse ser eleita, teria que encampar a tese neoliberal na economia. 

Os gurus da área econômica da ex-senadora, André Lara Resende, um dos autores do confisco da poupança feito por Collor, e Eduardo Gianetti passaram a transitar livremente seu neoliberalismo, defendendo o Estado mínimo, o centro da meta de inflação em 4,5%, o que invariavelmente haverá de gerar desemprego e recessão.

E divulgado o programa de governo de Marina Silva, o que se percebe?
Ela, é lógico, não abriu mão da sustentabilidade, isso transpassa todo o documento. Mas todas as teses econômicas estão ali. Ao ler, pensei tratar-se de autêntico programa do PSDB. 

É por isso que surgem boatos insistentes dando conta de que Aécio desistiria para concorrer ao governo de Minas Gerais, já que os tucanos não querem perder um estado importante, e Pimenta da Veiga certamente perderia para Fernando Pimentel. A ver. 

Mas, e o povo? Aqueles milhões que tiveram suas vidas melhoradas graças aos programas sociais dos governos Lula e Dilma?
Combinaram com eles?
Sabem eles que, embora o programa de governo de Marina os contemple, terão os programas sociais sacrificados, uma vez que a política econômica neoliberal é inversamente proporcional a eles?

Sabem eles que os recursos do pré-sal estimados em um trilhão de reais, (!) dos quais 75% serão destinados à educação e os restantes 25% à saúde, sequer foram mencionados no programa de Marina?

Bem, terminadas as apurações do 2° turno, em que possivelmente ou até provavelmente Marina Silva será eleita, restará que ela cumpra sua promessa de governar somente por 4 anos, pois o povo certamente ansiará por isso.
Pataxó

Nenhum comentário:

Postar um comentário