terça-feira, 17 de junho de 2014

Para a mídia agora vai ter Copa?

Por Fernando Castilho


''NÃO VAI TER COPA!''

Durante meses convivemos com esse slogan da depressão, nos jornais e nas TVs. A mídia não queria mesmo que o evento desse certo. Somos incapazes, incompetentes, atrasados, burros, preguiçosos, indolentes, etc.. Melhor não fazer mais nada...

Aqui e ali começaram a pipocar comentários de colunistas nos grandes órgãos de imprensa, como Ricardo Noblat de O Globo (que agora defende o campeonato entusiasticamente), sugestionando que se fizessem protestos Brasil afora contra a Copa, baseados na bravata de que o dinheiro gasto deveria ser aplicado em Educação e Saúde. Leia aqui

Depois a própria mídia passou a enviar repórteres para cobrir esses protestos, mesmo que em alguns lugares houvesse meia dúzia de pessoas. Quanto pior, melhor.

http://pataxocartoons.blogspot.jp/
As mentes foram sendo preparadas num lento e constante fervimento, para um grande vexame em nível mundial.

Os EUA, a Europa, o Japão ririam de nós.

Com o escárnio às nossas costas, só nos restaria enfiarmos o rabinho entre as pernas e nos retirarmos envergonhados à reclusão, do grande cenário mundial ao qual acabamos de emergir como 7ª potência, e no qual nunca deveríamos ter entrado.

Os aeroportos não ficariam prontos, causando o caos aéreo.
Os estádios não ficariam prontos (segundo a Veja somente em 2038), o que inviabilizaria as partidas.
Os gramados já estariam secos e sem condições de jogo.
As obras de mobilidade urbana não ficariam prontas e as pessoas não conseguiriam chegar aos estádios.
Os estrangeiros não teriam onde se hospedar pois faltavam quartos nos hotéis.
Os protestos seriam grandes e violentos, levados adiante pela maioria da população que não desejava a Copa no Brasil.
A violência dos bandidos faria que a todo o momento os estrangeiros fossem assaltados ou até assassinados.

Os aeroportos funcionam perfeitamente, fato que gerou elogios carregados de ironia do ex-jogador americano Alex Lalas.
Os estádios estão funcionando muito bem, os gramados, é só constatar pela TV, estão perfeitos. As pessoas que estão indo aos estádios de transporte urbano não levam mais que meia hora para chegar.

O volante alemão Bastian Schweinsteiger se derramou em elogios dizendo que os jogadores de seu time foram dominados pela febre brasileira. leia aqui

Não houve até agora nenhum incidente com estádios e públicos que pudessem desmerecer a nossa organização, os jogos estão mostrando um alto nível técnico, uma incrível média de gols por jogo nesse início de torneio. Não temos Hooligans como nas copas na Europa que infernizam a vida de turistas, quebram bares, etc.. O clima que se vê nas cidades sedes é de um comovente congraçamento entre Brasileiros e estrangeiros.

Ou melhor, até agora o único fato sobre a Copa que repercute negativamente a nível mundial foram os xingamentos que partiram da ala Vip à Presidenta da República. O que mostrou que certos brasileiros (?) não estão preparados para um evento dessa magnitude. De resto a Copa está sendo elogiada pela imprensa do mundo todo. Veja aqui


E a mídia, como se esquecesse tudo o que ficou martelando durante meses, como se não tivesse nada a ver com aquilo, como se tivesse sido sempre um exemplo de brasilidade, passa a divulgar o evento, praticamente sem fazer críticas. Uma das exceções foi a Folha noticiar como falha, o congestionamento de curto período à saída da Arena Corínthians, após a vitória do Brasil sobre a Croácia, como se este tipo de problema nunca acontecesse em lugar nenhum após grandes espetáculos.

Pois bem, com um ou outro problema que sempre pode acontecer onde nem tudo é perfeito, devendo ser tratado por isso como exceção e não como regra, as coisas estão indo bem até o momento em que escrevo.

Amanhã já não sei, pois é certo que este estado de coisas está lembrando o slogan ''Copa das Copas'', utilizado pela presidenta. E isto está incomodando muita gente. Gente que torce pelo fracasso do país. Gente que tem objetivos políticos inconfessáveis. E não sabemos até onde eles podem chegar para atingí-los.

Atos de sabotagem pequenos ou grandes podem ocorrer a qualquer momento.
Um deles, ao que tudo indica, já aconteceu quando o jogador da seleção do Uruguai Fernando Muslera revelou ao mundo que uma colônia de cupins estava em cima de sua cama do hotel Marina Park em Fortaleza. O incidente gerou suspeita da Polícia Federal de que teria ocorrido sabotagem. A investigação prossegue. Leia reportagem aqui

Mas de qualquer forma, a imagem já está formada. É essa que vale.

E os estrangeiros que prestigiam a Copa, e também quem no mundo todo acompanha pela televisão, ficarão certos de que o país que ascendeu para a 7ª economia do mundo, à frente da Itália e da Rússia, que integra o BRICS, já tem um papel relevante no cenário mundial.

E alguns maus brasileiros continuarão com seu espírito de vira-latas, e agora, quiçá envergonhados de seu papel.






Nenhum comentário:

Postar um comentário