domingo, 29 de junho de 2014

Aposto como essa reunião aconteceu

Por Fernando Castilho


Foi após as tais jornadas de junho, quando milhares de pessoas saíram às ruas contra tudo que está aí.

A Globo havia capitalizado em cima do movimento. Era necessário dar continuidade.
Uma tarde de julho ou agosto. Helicópteros chegam à sede da Rede Globo no Jardim Botânico, Rio de Janeiro.

De um deles desce Giancarlo Civita, o poderoso da Editora Abril. De outro, Otávio Frias Filho, dono da Folha de São Paulo. Não tardou para que chegasse Francisco Mesquita Neto do Estadão. Mais alguns outros de vários estados brasileiros também chegaram.

Tudo pronto pra festa de arromba dos caciques da mídia brasileira.


Reunidos na vênus platinada, em volta de uma enorme mesa, sob o comando dos anfitriões irmãos Marinho, teve início a reunião que pretendia definir as estratégias para manter crescente a indignação dos brasileiros.

Roberto Irineu Marinho tomou a palavra:
- Senhores, primeiramente gostaria de dizer que as coisas não vão bem pro nosso lado.
Com o Serra teríamos muito mais tranquilidade para emplacar nosso projeto de volta aos rumos neoliberais do passado. Infelizmente o presidente do PSDB é o Aécio Neves. O cara é fraco, não tem preparo, é metido com algumas coisas...vocês sabem. Mas é tudo o que temos.

Otávio Frias pediu um aparte:
- Mas não há outra possibilidade?

Roberto Irineu respondeu:
- Ele não vai abrir mão. Acha que chegou a sua hora. Mesmo lembrado de fez um péssimo governo em Minas, ele não arreda pé. Já conversei grosso com ele. Outra possibilidade seria o Eduardo Campos, mas o cara não emplaca de jeito nenhum. E ainda tem a mulherzinha junto com ele.

Bem, pessoal, sendo bem pragmático, o que eu quero dizer é:
1° Se continuar assim, com a Dilma à frente das pesquisas, ela leva no 1° turno.

2° Nosso candidato vai ter que ser o Aécio mesmo. (ouve-se um ohhhhh... de desânimo)E ele não sobe mesmo, não tem proposta e só fala besteira. Então é preciso fazer a mulher cair.

3° Tem uma Copa do Mundo pela frente. Acho a Dilma não dá conta do recado. Precisa muita coisa. Estádios, aeroportos, obras de mobilidade urbana, infra-estrutura, etc..Tá tudo muito atrasado. O Blatter tá doido com isso.

4° Se a Dilma conseguir resolver os problemas todos, tá reeleita. Vai demonstrar a todo mundo a competência do governo. Mas se não...

5° Este é o ponto. Minha proposta é que todos juntos, criemos um clima de indignação pelos atrasos. Que todos os dias, seja através de reportagens, seja através de colunas e editoriais, nos jornais, tvs e rádios, criemos um clima de pessimismo e revolta. Vale mentir, vale sugerir, vale insuflar. Vale tudo. Se tiver uma Copa capenga, e, vá lá, a seleção for eliminada logo de cara, melhor ainda.

Civita pede aparte:
- Da minha parte, o Reinaldo Azevedo pode dar bem conta disso. E tenho o Lobão também.

Roberto Irineu:
- Eu tenho o Merval no jornal, e ponho o Jabor na TV.

Otávio Frias:
- Eu tenho vários. A Eliane Catanhêde, o Demétrio Magnoli e também o Reinaldão estão nessa.

Francisco Mesquita:
- Ah, o time é grande, trabalhamos bem para montá-lo, mas além da Copa, não podemos esquecer de bater em outras coisas, inflação, desemprego, etc..

Roberto Irineu:
- Sobre inflação, pode deixar com a Míriam Leitão e o Carlos Alberto Sardenberg que eles vão bater firme todos os dias. Se o IBGE mostrar dados contrários, a gente sugere que foram manipulados. O pessoal acredita em tudo. 
Mas estou com uma ideia um pouco mais ousada. Que tal criar um fato novo?

- Como assim? Pergunta Civita.

- Ora, algo envolvendo algum escândalo no governo. Pensei na Petrobrás. Ouvi dizer que ela comprou uma refinaria em Pasadena que foi mau negócio. Vamos investigar isso e falar todo dia nos jornais.

- Jóia, diz Otávio Frias. Ponho no Uol também.

Roberto Irineu:
- Bom pessoal, vamos ver se assim, a mulher cai nas pesquisas, e vai pro 2° turno. Daí, mais um escândalozinho, e talvez o Aécio ganhe, né? Aí é nós no poder de novo.

Obrigado pela presença de todos.

A gente se fala.


Tomem mais um uísque. É por conta da casa. 

Ô Giancarlo, tá mal o Palmeiras, nhéin?


Nenhum comentário:

Postar um comentário