domingo, 13 de abril de 2014

A Estrela Sobe

Por Fernando Castilho

Acabei de assistir há pouco a entrevista de Lula aos blogueiros.
Trata-se de uma discorrência sobre inúmeros fatos que mereciam há tempos uma análise de quem, como Eduardo Guimarães do Blog da Cidadania muito bem lembrou, é o maior analista político do país.

Lula continua o mesmo. Fala bastante. Mas é uma fala que não cansa, muito pelo contrário, sempre cria a expectativa de uma surpresa, como quando defendeu as manifestações, mesmo que sejam feitas por pessoas mascaradas. ''Se o sujeito quer se manifestar usando máscara, pode ser porque não quer que a família o reconheça, ou a namorada...sei lá.''


E lá se foram 3 horas e meia passadas muito rapidamente, como quando a gente assiste a um filme muito envolvente, mostrando um Lula levíssimo, sem rancores ou mágoas.
A entrevista foi dada aos mais influentes, importantes e íntegros blogueiros de nossa internet. Gente do porte de Fernando Brito do Tijolaço, Miguel do Rosário do O Cafezinho, etc..

Ao contrário do que a imprensa noticiou, não foi uma entrevista chapa branca. Foi uma entrevista honesta e histórica.
Ocorre que, a opção de Lula por dar uma entrevista aos blogueiros, incomodou fortemente a mídia enciumada.
E Lula explicou sua escolha: se concedesse a entrevista aos jornais, estes publicariam alguns destaques somente.

Mas, se por acaso fosse publicada na íntegra, quem se disporia a lê-la? Os reacionários que fazem comentários raivosos contra os textos de Jânio de Freitas ou Ricardo Melo? Certamente que não.

A Folha de São Paulo distorceu a fala de Lula no que tange a obrigação de Dilma ir pra cima na questão da Petrobrás e a refinaria de Pasadena. Disse que Lula mandou Dilma ir contra a CPI. Basta assistir ao vídeo para perceber a mentira do jornal.

O Estadão, num repente de ciúmes, atacou fortemente a entrevista. Merval Pereira de O Globo afirmou que os blogueiros são patrocinados pelo Governo. Ele não apresenta as provas.

Não acredito que a classe média mais conservadora assistirá ao vídeo. Ela sempre se nega a ouvir Lula. Depois sai falando que ele não sabe falar Português. E que Português, não, Presidente? Onde estão os erros tão proclamados por quem não o ouve?

Lula consegue, ao responder as perguntas dos blogueiros, discorrer sobre todos os assuntos que envolvem o seu e o atual Governo. Sobre economia, relações exteriores, saúde, educação, etc.. Sabe tudo o homem.
Parou uma hora para, humildemente, lembrar que no passado cometeu erros ao discursar citando dados sem checar se eram verdadeiros. Era o clima da época. Mas disse que hoje todos os dados citados por ele tem sua fonte comprovada. E conhece muitos dados, de cabeça.

Impressiona também a lucidez e a concatenação de suas ideias. Quando nós, simples blogueiros escrevemos, temos que editar o texto no final. Tiramos um parágrafo, acrescentamos outro, mudamos a ordem, etc.. Lula não precisa disso. A sequência de sua fala não merece edição.

Lula não fugiu de nenhum assunto, por mais que a pergunta fosse difícil de responder. Falou com desenvoltura sobre mensalão, Joaquim Barbosa (sem revelar mágoa, rancor ou arrependimento por tê-lo indicado), Petrobrás e Pasadena, etc..

Embora a grande mídia insista em cultivar uma desavença entre Lula e Dilma, Lula é muito claro ao falar da Presidenta. Não se mete nos assuntos de Governo. É Dilma quem decide, e não ele, que já foi Presidente, citando o exemplo que lhe deu Bill Clinton.

E Lula, ao contrário do que o Estadão diz, não é candidato. Sua candidata é Dilma. Diz que seu tempo já passou, sinalizando até que pode não ser candidato em 2018.

Antenado com os novos tempos, Lula, ao dar entrevista para blogueiros, demonstra acuidade ao perceber que a grande mídia vem perdendo sua importância e credibilidade junto a população, e que a internet cada vez ocupa maior espaço no campo da informação.

E por tudo o que o ex-Presidente disse nessas 3 horas de meia, fica a impressão de que estamos diante de um estadista, um homem reconhecido no mundo inteiro como uma das maiores personalidades de nosso tempo, e que um dia nossos livros de História, a exemplo de sua aprovação de 80% quando deixou o Governo, hão de lhe fazer justiça.

A Estrela sobe, de novo!

Cartoon: Pataxó

Assista aqui a entrevista na íntegra.






Nenhum comentário:

Postar um comentário